Mostrar/Esconder barra lateral

Realizar Inscrição em Evento

Eventos em Aberto

NomeDescriçãoPeríodo de Inscrição
WEBINÁRIO PESQUISA CIENTÍFICA E INOVAÇÃO EM FOCOO “Webinário Pesquisa Científica em foco” tem por objetivo pautar temas relativos à Pesquisa Científica e Inovação como propulsoras da formação de pessoal para a pesquisa científica inovadora e do desenvolvimento regional, em particular, do Mato Grande, no Rio Grande do Norte. As ações destinam-se aos pesquisadores experientes e em nível de Iniciação Científica com projetos em desenvolvimento no âmbito do IFRN com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI-IFRN). Também será aberto à comunidade científica e demais interessados nos temas em discussão. A promoção é da Coordenação de Pesquisa e Inovação do IFRN-Campus João Câmara no formato de lives ou oficinas com transmissão nas plataformas disponíveis (Google Meet/Youtube/OBS/Stream Yard) e com inscrição prévia para o público que desejar certificação. A atividade terá duração média de 1h e, em casos específicos, poderá ter o tempo ampliado. O planejamento inicial das ações refere-se ao período suplementar do calendário escolar 2020 e poderá ser ampliado no interesse dos organizadores.De 15/10/2020 até 31/05/2021 Realizar Inscrição
3ª Roda de Conversa: Doenças e Vacinação em Galinhas e FrangosO evento será desenvolvido pelo Núcleo de Extensão e Prática Profissional em Agropecuária do Campus Ipanguaçu - Neppagro, instituído em 2017, que visa atender, por meio de assessoria técnica gratuita, demandas da área agropecuária de agricultores familiares da região entorno ao Campus. Conforme a demanda identificada pelos alunos que atuam no projeto, foi formado um grupo de agricultores com interesse em criação de galinhas. A 3º Roda de Conversa é uma complementação da 2ª Roda de Conversa, que foi sobre a criação de galinhas em sistema alternativo, tendo sido identificada a necessidade de complementar informações de doenças aviárias e vacinação. É o terceiro evento do ciclo de capacitações que está sendo ofertado aos produtores que desejam iniciar, manter e/ou promover o crescimento dos seus negócios seja no âmbito social, ambiental e econômico de forma indissociável.De 22/02/2021 até 26/02/2021 Realizar Inscrição
Palestra POSSIBILIDADES DO POWERPOINTA Palestra POSSIBILIDADES DO POWERPOINT está inserida na programação do componente curricular Didática, que está sendo ofertado junto aos alunos do Curso Superior de Licenciatura em Matemática do Campus São Paulo do Potengi. Tem como objetivo evidenciar as possibilidades do PowerPoint na elaboração de material didático e seu potencial e impacto no processo de ensino-aprendizagem. Dada a relevância da temática, abre-se a oportunidade para o público interessado em geral.De 17/02/2021 até 26/02/2021 Realizar Inscrição
Gestão de resíduos da construção civil sob o enfoque ciência, tecnologia e sociedade: perspectivas para a formação profissionalA oficina pedagógica “Gestão de Resíduos da Construção Civil e as relações Ciência, Tecnologia e Sociedade: perspectivas para a formação profissional” tem como objetivo despertar nos estudantes do Ensino Médio Integrado em Edificações um pensamento crítico a respeito da gestão de resíduos da construção civil por meio da aplicação dos conceitos de CTS. Materializada na forma de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), a oficina está organizada em sete encontros síncronos, por meio da plataforma Google Meet, contando também com o desenvolvimento de atividades de maneira assíncrona com o auxílio do Google Sala de Aula. Ao longo dos encontros serão abordados os seguintes temas: a) Descarte incorreto de resíduos da construção civil; b) Gestão de resíduos da construção civi; c) As relações Ciência- Tecnologia-Sociedade; e d) As abordagens CTS aplicadas à gestão de resíduos da construção civil. Espera-se que ao final os estudantes, por meio do contato com as temáticas, tenham desenvolvido uma visão crítico-reflexiva a respeito das funções sociais que a construção civil possui, bem como tenham a capacidade de compreender quais os seus papeis enquanto profissionais e cidadãos.De 14/02/2021 até 26/02/2021 Realizar Inscrição
Capacitação Inicial Agroresidência IFRN/IP - Tema: Gestão de Empreendimentos Associativos/Cooperativos da Agricultura FamiliarProgramação Terça-feira (23/02/2021) 08:00 – 09:00: Abertura, integração dos participantes e conhecimento da proposta de capacitação; 09:00 – 10:00: Apresentação do programa Residência Profissional Agrícola; 10:00 – 12:00: Apresentação das Unidades Residentes; 14:00 – 15:00: Desenvolvimento rural com enfoque territorial; 15:00 – 16:00: Importância socioeconômica da Agricultura Familiar; 16:00 – 18:00: Principais políticas Públicas para a Agricultura Familiar (participação do MAPA, IDIARN, SEDRAF e EMATER. Quarta-feira (24/02/2021) 8:00 – 12:00: As principais formas jurídicas adotadas pelas organizações da agricultura familiar: Associação e Cooperativa; 14:00 – 18:00: Gestão cooperativa e suas especificidades. Quinta-feira (25/02/2021) 08:00 -12:00: Gestão financeira aplicada à realidade cooperativa; 14:00 – 18:00: Gestão financeira aplicada à realidade cooperativa (continuação). Sexta-feira (26/02/2021) 14:00 – 15:00: Consolidação dos conhecimentos (esclarecimento de dúvidas); 15:00 – 15:30: avaliação do evento.De 22/02/2021 até 26/02/2021 Realizar Inscrição
IFCang no Jovens Embaixadores 2021O evento IFCang no Jovens Embaixadores 2021 tem a finalidade de incentivar a cultura da internacionalização do campus a partir de ações da Coordenação de Extensão, como se pode compreender do que está disposto no art. 50, "g", V, do Regimento Interno dos Campi, aprovado pela Resolução nº. 17/2011-CONSUP/IFRN, de 01 de julho de 2011, ipsis litteris: “V- Incentivar cultura de relações internacionais no âmbito do Campus”. Contato dom o apoio da gestão do campus que contribui com ações de internacionalização, incluindo estimular a participação de estudantes em programas de mobilidade internacional, cujos resultados atendam aos indicadores de internacionalização definidos no Objetivo Estratégico ES.5 do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2026 do IFRN. O Programa Jovens Embaixadores é conduzido pela Embaixada dos Estados Unidos da América (chamada promotora) e oportuniza a mobilidade internacional de estudantes do ensino médio da rede pública de todo o Brasil. Os requisitos do Programa Jovens Embaixadores, incluindo excelência acadêmica, perfil de liderança, empreendedorismo social e comunicação na Língua Inglesa, os quais são definidos pela promotora, podem contemplar estudantes do campus ao mesmo tempo que estimulam a formação integral deles(as). O processo seletivo do programa é rigoroso, o que demanda atividades de orientação e preparação de estudantes para que tenham candidaturas mais fortes, isto é, com mais chance de obter pontuações altas nos critérios de avaliação de cada etapa. Assim, o objetivo geral do evento é estimular a mobilidade internacional de estudantes do ensino médio do Campus Canguaretama, por meio da candidatura ao programa Jovens Embaixadores 2021. Destaca-se que o evento supramencionado corresponde a uma atividade da Comissão de Preparação de Estudantes ao Jovens Embaixadores 2021, instituída pela Portaria n. 30/2021-DG/CANG/RE/IFRN, de 09/02/2021.De 24/02/2021 2 p.m. até 03/03/2021 2 p.m. Realizar Inscrição
2ª JORNADA DE PRÁTICAS DE LEITURAS EM LÍNGUA INGLESA DO IFRN/CAMPUS CANGUARETAMAEste é o segundo evento de Práticas de Leitura em Língua Inglesa do Campus Canguaretama. Com o ideal de potencializar o aprendizado de uma Segunda Língua – L2 –, o objetivo deste evento é dar oportunidade a estudantes e professores de Língua Inglesa de apresentar temas de seus interesses e compartilhar práticas de leitura, com seus pares, em diversas áreas. O plano reside no fato de que a troca de informações, além de oferecer espaço para treinamento em apresentações, proporciona a prática viva da língua alvo uma vez que O EVENTO SERÁ COMPLETAMENTE APRESENTADO EM LÍNGUA INGLESA. Desse modo, o participante poderá se inscrever em uma das três áreas, a saber: Área 1 – Literatura, Leitura e Arte. Área 2 – Sociedade. Área 3 – Ciência e Tecnologias. A data da realização do evento será 06 de março de 2021, a partir das 9H – sábado. Para SUBMISSÃO DE APRESENTAÇÃO NA JORNADA será necessário enviar o TÍTULO DO TRABALHO e ÁREA (1, 2 ou 3). O evento será totalmente realizado via “Google Meet” e a programação completa estará disponível no dia 05 de março às 23H. As apresentações acontecerão em forma de Blocos, organizados pelas respectivas áreas. Cada apresentação não poderá exceder 10 minutos. O participante será responsável pelo seu modo de apresentação – que pode ser através de “power point”, “word” ou “pdf” – e que deverá acontecer sincronicamente ao evento.De 01/02/2021 até 05/03/2021 11 p.m. Realizar Inscrição