Mostrar/Esconder barra lateral

Farol de Desempenho - De 2019 até 2026

O que é o Farol de Desempenho?

  • Qual o objetivo?

    “O que não pode ser medido não pode ser gerenciado!”, esta é a motivação para o uso do Farol de desempenho. É uma ferramenta do PDI que possibilita o acompanhamento, por toda a comunidade, dos principais processos críticos da instituição. Esses processos críticos, conhecidos na metodologia do BSC por Objetivos estratégicos, são agrupados em 4 grandes grupos, chamados de Perspectivas, que no nosso caso são: Estudantes e Sociedade, Processos acadêmicos, Gestão e infraestrutura, e Orçamento.

    Os objetivos estratégicos, por sua vez, são formados por Indicadores de desempenho, que visam garantir a realização dos objetivos estratégicos. São esses indicadores, que possibilitam também, o acompanhamento do PDI por parte de todos, e o gerenciamento por parte dos responsáveis pelos indicadores.

    Vale a pena ressaltar, que os indicadores de desempenho foram definidos a partir do diálogo com toda a comunidade, tendo como referência o histórico da instituição, alinhada com a nossa Visão de futuro.

  • Como é medido?

    Por ser uma funcionalidade para medir o desempenho institucional, o Farol emprega uma série de cálculos envolvendo os Objetivos Estratégicos (OE) e seus respectivos indicadores de desempenho.

    Cada indicador possui um peso dentro do OE, sendo esse fator de grande influência nas informações apresentadas. Ou seja, um indicador que alcançou a meta e possui peso elevado num determinado OE, irá influenciar positivamente o resultado do OE. Ao passo que, se um indicador de peso elevado apresentou situação ‘não alcançado’, a influência será negativa, e poderá até mesmo suplantar o desempenho dos demais indicadores com meta já atingida para o OE.

    Em suma, o Farol apresenta o nível de alcance dos Objetivos Estratégicos ao longo do ano, com base no desempenho de seus indicadores.

  • Como entender?

    O Farol apresenta as 4 perspectivas do PDI, com seus respectivos Objetivos Estratégicos (OE). Para cada OE, são apresentadas 2 informações:

    Situação:
    Descreve o alcance da meta, e pode ser: alcançado, parcialmente alcançado ou não alcançado;
    Barra de progresso:
    Representação gráfica do valor real do indicador em relação à sua meta.

    Ao clicar em cada OE, serão apresentados seus respectivos indicadores de desempenho.

Legenda dos Objetivos Estratégicos

Legenda:

  • Não alcançado
  • Parcialmente alcançado
  • Alcançado
  • Não informado/Não se aplica

Perspectiva: OR - ORÇAMENTO

Para alcançar nossa visão e promover a melhoria das demais perspectivas, que estruturas orçamentárias são consideradas críticas e deveremos seguir?

2 objetivos estratégicos

Ir para Rodapé